Páginas

domingo, 26 de julho de 2009

Viração realiza atividade de comunicação e juventude no XIV ENA

Eric Silva, Lilian Romão, Nayara Carvalho e Vania Correa, da Redação; Nathália Antoniazzi, Rafael Biazão e Simone Nascimento, do Virajovem São Paulo (22/07/2009)


No terceiro dia do Encontro Nacional de Adolescentes rolaram diversos mini-cursos com temáticas variadas, um deles foi realizado pela equipe da Vira sobre "Juventude e comunicação". Mais de 30 adolescentes debateram temas como o cenário da mídia no Brasil, o direito humano à comunicação, a abordagem da mídia sobre o jovem, entre outros. Durante o debate foi construído um grande painel sobre mídia e juventude, confira abaixo um pouco do que a galera falou.

Como a mídia vê o jovem?

Como se fosse sempre marginal, sem cultura, sem interesse para as coisas novas, como projetos sociais. Por conta de uns maus elementos eles padronizam totalmente a imagem dos jovens.
Primeiro, como consumistas e logo depois vê o jovem como um máquina de relacionamento sexual e não apresentam em suas programações os problemas que os jovens passam, principalmente, os mais pobres.
A mídia vê o jovem apenas como um consumista possessivo por tecnologia. Acaba ridicularizando, transformando-os em seus fantoches.

Como a mídia deveria ver o jovem?

Como cidadão digno de respeito, que precisa ser estimulado em suas potencialidades.
Deveria mostrar e falar sobre o que eles tem de bom, não mostrar só rebeldia, vício e irresponsabilidade, mas aprender conosco o que temos de melhor e tentar entender nossa maneira de viver.
Como sujeitos de direitos capazes de desenvolver as mais variadas atividades como responsabilidade, autonomia e liberdade.

Como o jovem vê a mídia?

Manipuladores. Aproveitando seu poder de comunicação para influenciar as atitudes dos jovens.
Como instrumento de comunicação e tecnologia. Mesmo sendo criticados pela mídia os jovens não conseguem viver sem ela.
Como meio importante e essencial sem o qual não viveríamos, já que gostamos de estar por dentro de tudo.

Como o jovem deveria ver a mídia?

Acredito que o jovem deveria ser um pouco mais crítico e usar a mídia para a informação e conhecimento.
Um bom lugar para divulgar suas idéias, como se fosse uma espaço aberto para se expressar.
A mídia e o jovem deveriam trabalhar em conjunto.
No final do encontro foi confeccionado um jornal mural gigante com todas as produções de comunicação dos subgrupos e as idéias debatidas no dia.

Uma Carta Aberta dos adolescentes para os Empresários de Comunicação do Brasil, foi redigida pelos participantes do mini-curso para ser encaminhada à primeira Conferência Nacional Livre de Comunicação, que será realizada pela Viração no próximo sábado.

Carta aberta

Nós, participantes do XIV ENA (Encontro Nacional de Adolescentes), após os debates realizados, nos dirigimos aos produtores de mídia e comunicação.


Viemos, por meio desta carta, solicitar que estes assumam alguns compromissos com os adolescentes e jovens do Brasil.


Mostrar a realidade de jovens de diferentes etnias, classes sociais, regiões, religiões, gêneros, orientações sexuais e todas as expressões da diversidade.

Ser um meio de divulgação de documentos que colabores com a melhoria da qualidade de vida de adolescentes e jovens como o Estatuto da Criança e do Adolescente;

Ser receptivo com as opiniões que os jovens têm com relação à mídia;

Combater o preconceito que estigmatiza os jovens e adolescentes;

Ter compromisso com a divulgação de grupos e atividades feitas por e para os adolescentes e jovens;

Agir com total responsabilidade e ética ao divulgar informações sobre adolescentes e jovens. Uma palavra fora do lugar pode ter conseqüências negativas para toda a sociedade.

O que queremos não é que a mídia abandone seus interesses comerciais e empresariais.

Nosso desejo é que este poder seja exercido com responsabilidade e compromisso com questões ligadas à juventude e adolescência do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário