Páginas

domingo, 26 de julho de 2009

Juventude em foco

Rafael Biazão (22/07/2009)

Ao término do terceiro dia do XIV ENA, Fábio - secretário municipal da saúde de Santa Bárbara Doeste, Alessandro - médico cirurgião também em Santa Bárbara e o fisioterapeuta Guilherme, fizeram uma roda de conversa relacionando o poder público e movimentos sociais visando à saúde da juventude e da sociedade como um todo.

Ainda foi debatido sobre os programas de atendimento a juventude, e o trabalho de ONGs e outros grupos independentes que muitas vezes não recebem apoio do poder público para manter seus trabalhos, mesmo que por muitas vezes sejam muito bem preparados e tendo muita experiência, não recebem apoio.

Nas escolas, por exemplo, temos professores despreparados para trabalhar certas temáticas e que alguns grupos poderiam atuar com os estudantes. "De 15 jovens que eu trabalho na Fundação Casa em Campinas, 7 são de Santa Bárbara e 2 são de Campinas, os demais de outras cidades. Jovens que roubaram um celular na escola e foram condenados a um ano e meio de prisão e o traficante de drogas que foi condenado a seis meses ficam juntos. A gente pode questionar, como Santa Bárbara trata os jovens." disse Fred, integrante do grupo Família M.L.K e que faz um trabalho com os jovens da Fundação Casa através do Hip Hop.

Em resposta ao questionamento de Fred, Fábio disse que alguns lugares quando enxergam algo como um problema, o poder público quer se ver livre ao invés de buscar trabalhar a questão.

Ainda houve o questionamento referente à inclusão de jovens atuando em certos meios. Por muitas vezes os jovens participam de movimentos e discussões políticas, mas não podem atuar em alguns cargos por serem menores, mas aos dezesseis os jovens já se sentem, ou já são, pressionados a entrar no mercado de trabalho e acabam parando sua participação em tais movimentos. A roda de discussão foi encerrada e os participantes trocaram contatos para uma futura reunião, onde discutirão mais coisas relacionadas a movimentos de juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário